segunda-feira, 23 de novembro de 2009

" Sarau no Casarão"

{



                
                            Sarau

O que é isso ?

Um sarau (do latim Seranus, relativo ao entardecer) é um evento cultural ou apenas musical, onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.

          Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música e também outras formas de arte como pintura e teatro.

          Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.

Objetivos:

1.    Transformar o prédio da Biblioteca Pública Municipal, com a implantação do “Sarau do Casarão”, em um espaço para expressão artística de pessoas comprometidas com a cultura, exercitando de maneira descontraída e lúdica o seu amor à arte. E também  ser um lugar para participação espontânea de curiosos em geral, pessoas interessadas em desfrutar  momentos de entretenimento saudável e descontraído, com uma dose extra de instrução e (in)formação cultural.

2.   Promover a integração da comunidade com a Biblioteca Pública Municipal, estimulando a freqüência ao espaço cultural, com o contato e a apresentação de obras de autores consagrados disponíveis no acervo da Biblioteca municipal, estimulando assim a procura pelas obras  literárias disponibilizadas ao público.

3.   Transformar o espaço em um local de vivência cultural, que ofereça  além de  literatura, também música, dança, artes cênicas,  manifestações  da  cultura popular etc.

Onde?

         No pátio da Biblioteca Pública Municipal, sempre em um dia de sábado, à partir das 20:00h.


Quando? 


         Uma vez por mês, sempre aos sábados(data a ser definida).


O Calendário  com as datas, temas e demais informações estará disponível no quadro mural  da Biblioteca  Pública Municipal e na internet, no Blog do Departamento de Cultura 


Quem pode participar?

         Todo mundo: Professores e estudantes, artistas e pessoas comuns, jovens e idosos, trabalhadores e desempregados.
Qualquer pessoa, morador da cidade ou visitante é bem-vindo e pode participar.

             Por limitação do espaço, pode haver distribuição antecipada de senhas ou restrições no acesso ao prédio, visando a segurança dos participantes e o bom andamento das atividades.




De que maneira posso participar?

         Pode participar apresentando uma habilidade artística própria, mostrando algo de sua produção pessoal ou utilizando obras de autores consagrados. Por exemplo, ler um poema de Drummond ou um Cordel, cantar uma música da Legião Urbana ou Luiz Gonzaga, dedilhar uma música no violão, dançar do seu jeito, contar um “causo” etc.

          Só não vale ser chato nem muito demorado. As apresentações devem ser curtas e divertidas.


 Como fico sabendo?

         Através de spots comerciais veiculados na programação da Rádio Jovem K FM, na freqüência 87,9 MHz, cartazes afixados nas repartições públicas e Escolas da rede pública de ensino e, no Blog do Departamento de Cultura.



   O que não pode:

- Crianças menores de 12 anos;
- Bebidas alcoólicas e cigarros;
- Músicas de duplo-sentido, com apelo sexual ou que estimule o consumo de drogas lícitas ou ilícitas (bandas de axé, funk, duplas sertanejas, forró eletrônico, tecnobrega, arrocha etc.);
- Uso de expressões vulgares, grosseiras ou preconceituosas;
- Comportamento hostil ou anti-social.



Justificativa:

Dispor de um espaço cultural, onde a comunidade possa expressar-se livremente, manifestando seus talentos e interesses culturais.
Ser uma alternativa de lazer cultural de qualidade, diferente de tudo que é oferecido no município preenchendo uma lacuna nas noites de sábado.
Integrar de forma mais intensa a Biblioteca Municipal ao dia-a-dia da população calçadense, dinamizando suas atividades.

Um comentário:

  1. Olá,
    espero um dia em alguma viajem, provocar a todo custo uma passagem por aí e participar desse evento.
    Só em ver o anúncio fiquei de água na boca.
    Poréeéémmm,,mesmo distante, espero contribuir de alguma forma.
    abraços Sílvio, Gilson e toda a rapaziada..!!!
    Marco Ferraz

    ResponderExcluir