sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto “Um livro para Calçado”

1.Introdução:


A história de uma comunidade está guardada nos documentos em velhos arquivos, nos registros fotográficos, nas obras de cal e pedra etc. Está, sobretudo, nas histórias que povoam a cabeça de pessoas comuns, nas lembranças das festas populares e de suas tradições religiosas, na repercussão dos acontecimentos históricos e na memória dos momentos marcantes, pitorescos ou surpreendentes que marcaram a vida da população, o dia a dia da comunidade.

Calçado é um Município com pouco mais de 40 anos de vida. Tem outros tantos anos de ocupação do seu atual território. Apesar de sermos uma cidade relativamente jovem, é com tristeza e preocupação que constatamos que os registros da vida da cidade estão sumindo: documentos se perdem, mofam e se despedaçam. As edificações são derrubadas e constroem-se outras no lugar. As fotografias ficam amareladas e perdem a nitidez. E mesmo as pessoas desaparecem ou a memória falha com o passar dos anos, confundindo os fatos, misturando as histórias, a datas e os personagens.

Muitos episódios, acontecimentos e curiosidades da vida da cidade atravessaram esses anos todos e permanecem vivos nas mentes de pessoas comuns, nas histórias que circulam atravessando gerações. É essa história da cidade e de seus habitantes que não pode desaparecer.

Mesmo a história recente estará condenada ao esquecimento, sem um registro bibliográfico consistente que retrate os aspectos centrais da realidade sócio-econômica do Município de Calçado.

É esta a proposta que colocamos agora com o Projeto “Um Livro Para Calçado”.


2.Apresentação:

O livro que passamos a viabilizar com este projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Calçado através da Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Cultura, em parceria com cidadãos e cidadãs calçadenses.

O livro será uma obra coletiva, escrito por diversas pessoas. Todos serão colaboradores do projeto, mas o autor principal e principal beneficiário será a população do Município de Calçado.

O projeto surgiu a partir das diretrizes aprovadas pela
I Conferência Municipal de Cultura de Calçado, de 27 de outubro de 2009.


3.Objetivos:
3.1 Geral

Elaborar um livro para fins de publicação, retratando a realidade sócio-econômica do Município e resgatando a história e a memória da cidade de Calçado, de seus moradores atuais e de antigos habitantes.


Atenção!

A reunião que apresentará o Projeto à comunidade será no próximo dia 25 de novembro, quarta-feira, às 20 h na Biblioteca Pública Municipal.
Todos estão convidados a participar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário